Homilia por ocasião da QUARTA-FEIRA DE CINZAS
Por Padre Robson Caramano
[22.02.2023]
Começamos hoje uma caminhada chamada CAMINHADA QUARESMAL. De hoje até o entardecer da QUINTA-FEIRA SANTA somos convidados pela Igreja para refletir nossa vida. É um PROCESSO DE INTERIORIZAÇÃO, mas não de tristeza e depressão. É um reconhecer de nossos pecados, mas, se deixar ser ABRAÇADO pela MISERICÓRDIA DE DEUS.
Por isso escolhemos hoje para iniciar este RETIRO DE VIDA NOVA. A liturgia desta quarta-feira de cinzas, juntamente com as práticas nesta CAMINHADA QUARESMAL, é para nós um indicativo e uma oportunidade de RENOVAÇÃO DE VIDA.
PRIMEIRO que hoje a Celebração Eucarística tem um diferencial. O RITO DE IMPOSIÇÃO DAS CINZAS ganha lugar de ato penitencial. Por isso omitimos este momento no início da celebração. Impor as cinzas nos remonta ao livro do Gênesis, quando do pó Deus Criou o Homem sua imagem e semelhança. As cinzas são dos ramos usados no DOMINGO DE RAMOS do ano passado. Os colhemos verdes, e com o tempo, igual a tudo na vida, ele encontrou o seu declínio, ficou seco, e hoje, como cinza renasce novo para nos ser sinal de renovação.
1ª LIÇÃO: a morte não é fim, é começo – que seja este um tempo de morrer para as coisas deste mundo e nascermos para as coisas de Deus.
SEGUNDO a liturgia da Palavra nos introduz na QUARESMA respondendo a seguinte questão: O QUE É VIVER A QUARESMA?
- “Rasgai o Coração, e não as vestes, e voltai para o Senhor, vosso Deus”- Jl 2, 13
Quaresma é TEMPO DE HUMILDADE, das coisas simples, essenciais. É a travessia de um deserto que não nos permite carregar muita bagagem. É preciso se desfazer das malas pesadas que acumulam nossos erros, e as consequências das más escolhas que já fizemos. É tempo de ser você e Deus.
- “…deixai-vos reconciliar com Deus.” – 2 Cor 5, 20
Quaresma é TEMPO DE PERDÃO se deixar reconciliar com Deus implica se reconciliar consigo e com os irmãos. É olhar para as pessoas e para si mesmo além dos seus limites e defeitos, além daquilo que nos difere [ideias, estilos, e gosto] há algo que é essencial e nos une.
2ª LIÇÃO: diante de Deus as máscaras não se sustentam – precisamos agir com sinceridade para que a transformação aconteça de fato.
TERCEIRO da Liturgia da Palavra ainda encontramos a resposta para pergunta: COMO VIVER A HUMILDADE E O PERDÃO neste tempo quaresmal?
- ESMOLA/ CARIDADE
“Quando deres esmola, que tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita…” – Mt 6, 3.
Qual o real significado desta frase? Quase sempre ligamos isso ao fato de fazermos uma oferta ANÔNIMA, para que ninguém saiba que estamos fazendo, mas a esmola não é possível ser anônima, porque ela é comprometimento com o próximo. A categoria OCULTO expressa no Evangelho está relacionada a ideia de MISTÉRIO. Oculto não no sentido de não dizer o que fez, mas sim, referente a que NINGUÉM PRECISA SABER O QUANTO ISSO TE FARÁ FALTA. Esmola do grego significa MISERICÓRDIA. Mais do que dar uma moeda a quem lhe pede é conhecer a quem se dá, saber ouvir o outro e suas necessidades, e sacrificar algo por ele.
“E quanta gente se justifica por não dar esmola dizendo: «Mas como será este? Talvez este a quem darei esmola vá comprar vinho para se embriagar». Mas se ele se embebeda, é porque não tem outro caminho! E tu, o que fazes às escondidas, quando ninguém te vê?” – Papa Francisco, Audiência Jubilar, 9 de Abril 2016.
- ORAÇÃO
“Quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta e reza ao teu Pai, eu está oculto” – Mt 6,6
“Entrar no TEU quarto […] fechar a porta […] rezar ao teu Pai…” – O evangelista demonstra que A ORAÇÃO SE DÁ NA INTIMIDADE, intimidade com Deus se constrói na conversa diária com Ele, falar como quem fala a um amigo, em cada liturgia, em cada dia e celebração desta quaresma vamos estar nesta ESCOLA DE VIDA NOVA que passa pelas cadeiras de aprender a exercitar a CARIDADE, a ORAÇÃO e a PENITÊNCIA.
- JEJUM/ PENITÊNCIA
“Quando jejuares, não fiques com o rosto triste como os hipócritas.” – Mt 6,16
A ESMOLA é uma atitude voltada para o PRÓXIMO, dar algo a que eu me prive de ter para que o outro tenha. Já o JEJUM ou a PENITÊNCIA é algo voltado para o meu crescimento pessoal e espiritual. O fruto deste crescimento se vê REFLETIDO e COMPROVADO na CARIDADE. Ou seja, quando me privo de algo eu estou me reeducando a entender que tenho limites, aprendendo a dizer não para minhas vontades e desejos, saberei, também, dizer não para as coisas que são fúteis e me desviam do Reino de Deus [sempre entendendo que Reino de Deus significa: Fraternidade, Justiça e Paz]. Não é sobre apenas deixar de comer algo, é entender que o que você gastaria com este algo em 40 dias precisa ser revertido em ação concreta na solidariedade.
3ª LIÇÃO: Campanha da Fraternidade 2023 uma reflexão necessária – com o tema FRATERNIDADE E FOME a Igreja no Brasil quer conscientizar as pessoas sobre essa situação tão presente em nossas cidades. Teremos na próxima segunda, 27, às 19h30 aqui no salão de nossa igreja uma formação sobre a Campanha da Fraternidade que estou preparando, quero convidar você para participar.
É preciso entender que o mundo não é apenas O NOSSO, ele vai muito mais além, é nossa casa comum que nos faz todos irmãos ao redor da mesma mesa. Vivamos a Quaresma, SEJAMOS A QUARESMA.
DEIXAR-SE QUESTIONAR
- Tenho sido humilde nas minhas atitudes e palavras?
- Tenho dificuldade em perdoar? Me culpo muito? Culpo demais os outros?
- Tenho exercitado a esmola através do meu dízimo?
- Quais minhas obras de caridade?
- Qual minha penitência nesta quaresma?