QUARESMA, CINZAS E JEJUM

QUARESMA, CINZAS E JEJUM

Nesta quarta começa um dos tempos mais bonitos da Igreja, tempo propício para mudança de vida e do coração. Como escrevera o Papa São Clemente I a comunidade dos Coríntios no Séc. I:

“Convertamo-nos sinceramente ao seu amor. Abandonemos as obras más, a discórdia, a inveja que conduzem à morte. Sejamos humildes de coração, irmãos, evitando toda espécie de vaidade, soberba, insensatez e cólera para cumprirmos o que está escrito. Pois diz o Espírito Santo: Não se orgulhe o sábio em sua sabedoria, nem o forte com sua força, nem o rico em sua riqueza; mas quem se gloria, glorie-se no Senhor, procurando – o e praticando o direito e a justiça [Cf. Jr 9,22-23; 1Cor 1,31]”

A Igreja é Santa, mas formada por pecadores. Cada um de nós temos a necessidade de buscar esta purificação para que cada vez mais possamos viver e colaborar para a construção do Reino de Deus. Bem por isso o Jejum e a Penitência não são uma forma de dieta, mas sim, uma prática de penitência e conversão da pessoa que o faz.

Assim define o Diretório sobre a piedade popular e a Liturgia no artigo 125:

“O começo dos quarenta dias de penitência, no Rito romano, caracteriza-se pelo austero símbolo das Cinzas, que caracteriza a Liturgia da Quarta-feira de Cinzas. Próprio dos antigos ritos nos quais os pecadores convertidos se submetiam à penitência canônica, o gesto de cobrir-se com cinza tem o sentido de reconhecer a própria fragilidade e mortalidade, que precisa ser redimida pela misericórdia de Deus. Este não era um gesto puramente exterior, a Igreja o conservou como sinal da atitude do coração penitente que cada batizado é chamado a assumir no itinerário quaresmal. Deve-se ajudar os fiéis, que vão receber as Cinzas, para que aprendam o significado interior que este gesto tem, que abre a cada pessoa a conversão e ao esforço da renovação pascal”

DIA DE ORAÇÃO PELA PAZ

Neste ano de 2022, tendo em vista a guerra na Ucrânia, e outros países em guerra, o Papa Francisco pede que o dia 02 de março, dia da quarta-feira de cinzas, seja um momento onde os fiéis católicos do mundo inteiro façam jejum, penitência e orações pela Paz Mundial.

O Jejum é, também, um ato de caridade porque nos coloca a sofrer com aqueles que nada tem, deixando cada um de nós na reta intenção da caridade. Por isso o desejo do Santo Padre de que cada fiel esteja unido às vítimas da guerra, e àqueles que se sentem privados de sua liberdade, vendo sua dignidade violada.

VOCÊ SABIA?
Os dias penitenciais, em toda a Igreja, são todas as sextas-feiras do ano e o tempo da quaresma. Assim, toda a sexta-feira é dia de abstinência de carne [podendo ser substituído por outro alimento], no Brasil a Conferência Nacional dos Bispos recomenda, também, que esta abstinência de alimento pode ser substituída por um ato de caridade. Na quaresma esta penitência e jejum se tornam obrigatórios, de modo especial, na Quarta-Feira de Cinzas e Sexta- Feira Santa.

Na Igreja Católica todos os que estiverem completados os catorze anos de idade tem como obrigatoriedade a abstinência, assim como os maiores de idade até sessenta anos começados tem como obrigatoriedade o Jejum.

CONFIRA OS TIPOS DE JEJUM
Do livro “Práticas do Jejum” – Monsenhor Jonas Abib

JEJUM PROPOSTO PELA IGREJA
Café da manhã + almoço OU jantar, sem exageros. A refeição que não será feita deve ser substituída por um lanche simples. Fora dos horários de refeição não se deve ingerir nenhum tipo de alimento. Salvo em caso de enfermidade e/ ou prescrição médica.

JEJUM A PÃO E ÁGUA
Faz-se a refeição do café da manhã antes das 9h. Depois deste horário Pão e Água quando sentir fome ou sede. Vale ressaltar que não é aconselhável comer o pão e tomar a água ao mesmo tempo, pois juntos fermentam no estômago e provocam dores de cabeça. Este jejum se encerra às 18h, como dica você pode dar preferência por comer pão sírio ou pão integral por serem mais substanciosos. Porém, sempre sem exageros.

JEJUM DE LÍQUIDOS
Faz-se o café da manhã antes das 9h. Depois duranre todo o dia apenas ingerir chá quente, sucos de frutas e legumes, água de coco ou soro caseiro, se fizer a opção por tomar caldo em algum momento estes devem ser totalmente líquidos.

JEJUM COMPLETO
Faz-se o café da manhã, depois apenas água. Este Jejum se encerra às 16h.

IMPORTANTE LEMBRAR:
Outras práticas podem ser valorizadas por você. Importante é se lembrar que o jejum ou a abstinência de algo nos educa para lidarmos com os nossos limites e expressarmos atitudes de mudança e melhora em nossa vida.

O Jejum não é para que você prove nada a ninguém, ofereça seu jejum a Deus, viva as práticas de fé como a participação na Santa Missa e buscando a confissão.

Esta é uma prática de mudança interior profunda, como já escrevi, que nos auxilia a colocarmos limites em nós, bem como une a cada um de nós aos que sofrem diariamente as abstinências impostas por um mundo cada vez mais individualista.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Como gesto concreto de solidariedade a Igreja no Brasil vivencia em toda quarta de cinzas a abertura da Campanha da Fraternidade, neste ano a Campanha tem como tema: “Fraternidade e Educação”, como lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor”- [Pr 31, 26].
De acordo com o site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil:

A Campanha da Fraternidade nasceu por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal, RN, como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus.
Assumida pelas Igrejas Particulares da Igreja no Brasil, a Campanha da Fraternidade tornou-se expressão de comunhão, conversão e partilha. Comunhão na busca de construir uma verdadeira fraternidade; conversão na tentativa de deixar-se transformar pela vida fecundada pelo Evangelho; partilha como visibilização do Reino de Deus que recorda a ação da fé, o esforço do amor, a constância na esperança em Cristo Jesus (Cf. 1Ts 1,3).

plugins premium WordPress